Olá, tudo bem? Hoje eu vou te ensinar à maneira correta de você escovar seus dentes. Bom antes de começarmos você deve entender o por que é necessário  a escovação?  Não apenas para a região da boca, mas para todo o  corpo.

A nossa boca é a porta de entrada do nosso corpo e para que só entre o que realmente é importante devemos nos atentar aos mínimos detalhes; os alimentos são importantes, porém, comidas e líquidos cítricos (como laranja, limão, vinho e café) são perigosos para os dentes corroendo a parte próxima a gengiva ou a parte de “baixo” onde mordemos ou encostamos um dente no outro.

Alimentos açucarados ou apenas sem uma higienização correta levam ao desequilíbrio da boca e assim aparecendo lesões de cárie, o que também desgasta os dentes, diríamos que as bactérias presentes nessa doença “comem” o seu dente, tornando ele mais fraco, levando assim a inflamações e até mesmo a retirada desse componente tão fundamental.

A cárie é a mais comentada e presente na sociedade, entretanto, outras doenças também estão presentes quando não realizamos uma boa higienização, como: cálculo (tártaro), gengivite (a gengiva sangrando, muito avermelhada, dolorida ou inchada), mau hálito, dentes amarelados ou escurecidos (acinzentados)…

O que em progressão e associados levam a doenças sistêmicas como: problemas cardíacos (endocardite), digestores (gastrite), diabetes e estresse. Então que desequilíbrios não ocorram você precisará adquirir os itens básicos para que a técnica da higienização seja executada corretamente.

1 – Escova de dente

            Com cerdas macias e uniformes, cabeça pequena (para conseguir atingir todas as regiões até os dentes de trás) e com um cabo grade (fácil de segurar). Se você é mais moderno pode investir em modelos elétricos também, sempre seguindo as características principais.

Abuse nas cores e materiais, as marcas têm investido cada vez mais na produção desses itens, que hoje podem ser colecionáveis e contribuir para o meio ambiente! Sua função é mecânica, desestruturar (tirar do lugar restos de alimentos, microrganismos e manchas dos dentes e língua).

Movimento: nos dentes da frente circulares/bolinha, laterais e posteriores vai e vem/ tremzinho; todas as face (regiões) dos dentes devem ser limpas.

2 – Dentifrício

Esse nome ai que é bem diferentão é para se referir as “pastas de dente”, como os componentes, texturas e sabores veem mudando o nome pode aparecer como: dentifrícios, pasta, gel ou creme dental, mas todos com a função de limpar e proteger, um dando um gostinho e aroma de frutas ou derivados na boca e o outro com o auxilio do flúor criar uma camada protetora nos dentes (uma película) capaz de impedir ou retardar a presença e progressão da doença/ lesão cárie. Há alguns produtos que atuam até mesmo como medicação, TODAS as pastas de dente devem ser de uso pessoal assim como a escova e de preferência orientadas por um profissional.

Atenção, TODOS que possuem dentes devem usar creme dental, principalmente os baixinhos, até aqueles que só possuem alguns dentinhos.

Nada de uso de carvão ativado ou associado ao creme dental.

Escova + Pasta = pelo menos duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir ( principalmente, pois é quando nossa boca fica mais seca e sem sua proteção natural, a saliva, além de estar fechada, aumentando a temperatura e assim microrganismos ruins).

3 – Fio /Fita dental

Eu sei que passar o fio nem sempre é legal, muitas vezes sangra, incomoda ou as crianças não deixam, mas ele é extremamente importante, pois é ele que vai fazer a “faxina” tirar todas aquelas sujeirinhas que muitas vezes não vemos, mas que fazem um estrago se não retiradas, caso tenha se esquecido do que pode acontecer, só ler de novo as doenças mencionadas lá em cima! Enfim, o fio geralmente sangra apenas nas primeiras vezes em que é passado, não é normal sentir dor, então caso esteja sentindo aposte em fios com haste; para as crianças pode utilizar dentifrícios com sabor de sua preferência no fio; já para aqueles que possuem dentes maiores ou aparelhos ortodônticos, a fita com o auxilio de um passador pode facilitar a tarefa .

Atenção, se você possui lentes, facetas ou tenha restaurações em geral é fundamental que você use o fio/ fita dental!

Seu uso é diário assim como a escova e pasta!

Pelo menos uma vez ao dia.

Novidade: com o avanço da tecnologia na área odontológica, hoje, temos uma adaptação das antigas escovas interdentais; atualmente elas possuem espessura e calibres menores o que possibilita usar em todos os dentes assim como o próprio fio.

4 – Enxaguante bucal

Os enxaguantes são um complemento na higienização; o que muitos não sabem é que esse produto deve ser recomendado pelo dentista o que normalmente é em casos específicos como: pré e pós-cirúrgico, uso de próteses e uso de aparelhos ortodônticos. Fora esses casos o mais correto é o uso semanal ou quinzenal (uma vez na semana ou a cada 15 dias), pois ele elimina tanto as bactérias boas quanto as ruins, o que também desequilibra a região da boca e abre espaço para o surgimento  ou reaparição de doenças.

Para finalizarmos estamos disponibilizaremos vídeos para melhor entendimento e dicas de marcas e até mesmo alternativas. Fique ligado nos posts e mantenha sua boca limpa, até!

Leave a Reply

Your email address will not be published.